
A Psicoterapia, como qualquer outra forma de intervenção em Psicologia Clínica, só pode ser executada por profissionais graduados e licenciados junto ao Conselho de Psicologia. Não deve ser confundida com determinadas práticas alternativas em que atuam pessoas que se auto-intitulam "terapeutas". Suas práticas podem ser terapêuticas, mas não são psicoterapeutas.
A Psicoterapia é realizada em ambiente clínico, através de consultas de 50 minutos a 1 hora, normalmente uma vez por semana, podendo-se alterar esta frequência de acordo com a necessidade do paciente e avaliação do profissional.
Assim, enquanto para uns a frequência pode ser de duas vezes por semana, para outros, as sessões podem ser quinzenais ou até mesmo mensais, principalmente ao final do processo, quando o que se busca é apenas consolidar os benefícios adquiridos durante o processo psicoterápico.
Uma intervenção psicoterapêutica pode ajudar a melhorar as relações pessoais, profissionais, familiares, sociais e afetivas, melhorando a qualidade de vida. Pode atuar em conflitos internos como culpas, dúvidas, medos, traumas, inseguranças e nos mais variados sentimentos causadores de sofrimento.
Pode identificar "crenças limitantes" que, em Psicologia, são conteúdos que uma pessoa guarda com a firme convicção - consciente ou inconsciente - de serem a verdade absoluta sobre algo e que influenciam suas decisões.
Kommentare